Dividida entre França e Portugal, a CG2M prima pelo respeito criterioso das normas de segurança e por ter na honestidade o principal fio condutor da sua atuação.
Especializada em carpintaria de alumínio e aço, serralharia e produção de estruturas metálicas, a CG2M nasce no dia 1 de março de 2013, fruto da forte experiência neste setor de João Gomes, atual gestor da unidade de produção, e Patrice Chambon, responsável pela área comercial. “Queríamos implementar um projeto nosso, onde pudéssemos colocar em prática as nossas ideologias de negócio, formando uma empresa competitiva e qualificada para atender às demandas do mercado’: introduz João Gomes sobre as razões que o levaram a si e ao seu sócio a fundar a empresa. Concretamente, a CG2M é especializada no fabrico de portas, gradeamentos e outras estruturas, trabalhando na proteção de grandes condomínios em França e Portugal, mas também de construções ou prédios novos ou restaurados. Pontualmente, a empresa desenvolve ainda “obras mais arrojadas”, como escadarias pesadas e trabalhadas e escadarias de emergência exterior.
EXIGÊNCIA DE SEGURANÇA
Situada em Carvalhosa, freguesia do concelho de Paços de Ferreira, a CG2M prima por cumprir escrupulosamente as normas de segurança exigidas e esse é um dos pontos fortes da empresa. Além disso, todos os projetos são feitos de forma personalizada. “Não fazemos produção em série. Cada obra é uma obra. Por isso, fazemos um levantamento do terreno e, conforme as medidas, tentamos ir ao encontro do trabalho do arquiteto, desde que não ponha em causa a segurança. Ou seja, queremos ter um resultado final consensual entre as normas impostas e que seja também satisfatório para o cliente final”.
A empresa distingue-se ainda pela capacidade de trabalhar com todos os materiais, desde aço, ferro, alumínio, inox entre outros, trabalhando com fornecedores que lhes dão as melhores garantias. Precisamente, a CG2M possui uma larga rede de fornecedores qualificados e certificados, como Qualisteel, Qualicoat, Vi-Cékal, entre outros. “Cada vez mais o ferro lacado está a ser aproveitado para proteção de edifícios e marcamos a diferença pelo nosso trabalho, design e inovação”.
A honestidade está também presente em todas as ações da entidade, que nunca vira as costas às suas responsabilidades. Mas, como já referido, o respeito pela segurança caracteriza, de facto, a atuação da CG2M, principalmente quando marcam presença num país tão exigente como França no que diz respeito a estas normas. Por isso, tanto os responsáveis como os restantes elementos, fazem questão de se atualizar constantemente sobre a nova legislação estando sempre atentos às principais novidades.
UMA EQUIPA QUE VESTE A CAMISOLA
Dotada de uma equipa competente, com knowhow, e especializada para fornecer uma resposta eficiente e de excelências às necessidades dos clientes, a CG2M conta ainda com o trabalho de wn gabinete de design e um engenheiro que, entre outras tarefas, se dedica ao desenvolvimento de projeto e às notas de cálculo das estruturas. “Conseguimos constituir uma equipa de topo devido à seleção criteriosa que fomos fazendo ao longo destes anos de atividade. Todos os trabalhadores vestem a camisola em prol da empresa Ademais, sempre apostámos na formação dos nossos colaboradores não só porque queremos que desempenhem um serviço de qualidade, mas porque queremos que cresçam enquanto profissionais. Entre a própria equipa, existe um espírito de entreajuda, em que os elementos mais experientes e com mais anos de casa apoiam os mais novos. A nossa ideia é que se os colaboradores não evoluírem, a empresa não evolui também. Temos, inclusive, trabalhadores que saíram daqui para abrirem um negócio por conta própria e hoje são nossos parceiros, o que para nós é motivo de orgulho”.
Ao fazerem uma avaliação inicial precisa do projeto, a GC2M consegue garantir orçamentos precisos. “Não avançamos com nenhum projeto sem ficar tudo esclarecido e aceite pelo cliente. Somos muito transparentes. O que fica acordado é o que acontece, não há surpresas”. O cumprimento de prazos também nunca é menosprezado.
A aposta no mercado francês, além do território português, não surgiu por acaso. O sócio Patrice Chambon nasceu em França, tendo vários contactos naquele país. Além de ter sido particularmente vantajosa quando a empresa foi fundada, momento em que Portugal ainda sentia os efeitos da crise económica. A GC2M já atuou também na Suíça.
As obras emblemáticas já são muitas nos dois países. João Gomes deixa um exemplo: na escadaria realizada para a Redbull, em Paris, que representou um enorme “desafio”.
A CG2M tem crescido bastante e está ao nível das maiores empresas portuguesas, tendo sido agraciada com um dos mais importantes prémios empresariais portugueses: o PME Excelência O segredo? Para João Gomes, a honestidade e entrega são os seus bens mais valiosos.
O objetivo para o futuro mais próximo é integrar na nova dinâmica, ao nível da equipa e das instalações, “se continuarmos a crescer da forma que temos crescido”. “Preferimos expandir de forma orientada e sustentada.